Tendências na Arquitetura e Construção

Tendências na Arquitetura e Construção

O setor da construção e reforma é influenciado por tendências aplicadas e discutidas a cada ano. Para 2023, o cenário é mais promissor que 2022, por conta da lenta recuperação da economia pós-pandemia.

A inovação e a criatividade são prioridades no próximo ano, pois geram otimização, modernização e qualidade de vida. Algumas dessas tendências incluem soluções sustentáveis, cidades mais inteligentes, impressões em 3D, uso de materiais como tijolos ecológicos e Lean Construction (planejamento preciso e controle da obra). Todas essas tendências visam melhorar a eficiência e a qualidade do setor da construção civil.

“As cinco principais tendências da construção civil para 2023 incluem a utilização crescente de tecnologias de construção avançadas, a integração de soluções sustentáveis, a valorização da experiência do usuário, o aumento da eficiência energética e o aproveitamento de materiais de construção alternativos”, comenta, Tais Smith, arquiteta e sócia da MS+ Arquitetura e Construção.

Sustentabilidade: Esta tendência se refere à incorporação de práticas e tecnologias benéficas ao meio ambiente em projetos de construção. Isso pode incluir a utilização de materiais reciclados ou renováveis, o uso de energias limpas,  uso de materiais naturais e a implementação de medidas de conservação de água e de energia. Além disso, são utilizados materiais e mão de obra que agregam valor sustentável sócio economicamente em suas cadeias produtivas: é o chamado consumo consciente!

  1. Cidades inteligentes: As cidades inteligentes são projetadas para serem mais eficientes, seguras e sustentáveis. Isso inclui a utilização de tecnologias como sensores e sistemas de monitoramento para melhorar a eficiência energética, a segurança e a mobilidade urbana.
  1. Impressão 3D: A impressão 3D pode ser usada para imprimir componentes de edifícios, economizando tempo e dinheiro. Ela também pode ser usada para criar formas de construção mais complexas e personalizadas.
  1. Tijolos ecológicos: Os tijolos ecológicos são uma alternativa mais sustentável aos tijolos tradicionais, pois são feitos de materiais renováveis ou reciclados. Eles também podem ser mais leves e mais fáceis de transportar do que os tijolos tradicionais.
  1. Lean Construction: É um método de planejamento e controle de obra que visa minimizar desperdícios e maximizar a eficiência. Isso inclui a realização de uma análise detalhada das atividades da obra para identificar pontos de desperdício e a implementação de medidas para eliminá-los.

Vale ressaltar, que um bom planejamento de obra já começa na etapa do projeto arquitetônico: um projeto muito bem selecionado viabiliza a execução de uma obra eficiente.

    “Em 2023, a indústria da construção civil estará cada vez mais focada em inovação, sustentabilidade e eficiência com o uso crescente de tecnologias avançadas: Soluções sustentáveis integradas e materiais de construção alternativos, visam melhorar a experiência do usuário, reduzindo o impacto ambiental,” finaliza, Felipe Moraes, sócio da MS + Arquitetura e Construção, arquiteto e engenheiro de segurança.

    MS+ Tendência

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *